1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Evento (Conference Proceedings) |
Site | mtc-m21b.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP5W34M/3GTE442 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21b/2014/08.26.14.42 |
Última Atualização | 2020:07.06.21.17.56 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21b/2014/08.26.14.42.18 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:09.14.20.07.34 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE--PRE/ |
Chave de Citação | SousaFern:2014:ExDiCo |
Título | Experimentos para a divulgação do conhecimento fotovoltaico |
Ano | 2014 |
Data de Acesso | 21 maio 2024 |
Tipo Secundário | PRE CN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 189 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Sousa, Bianca Pinheiro de 2 Fernandes, Bruno Bacci |
Grupo | 1 2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 Universidade do Vale do Paraiba (UNIVAP) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 biancapinheiro_sjc@hotmail.com 2 brunobacci@yahoo.com.br |
Endereço de e-Mail | marcelo.pazos@inpe.br |
Nome do Evento | Seminário de Iniciação Científica do INPE (SICINPE). |
Localização do Evento | São José dos Campos |
Data | 30-31 jul., 2014 |
Editora (Publisher) | INPE |
Cidade da Editora | São José dos Campos |
Título do Livro | Anais |
Histórico (UTC) | 2014-08-26 14:42:18 :: marcelo.pazos@sid.inpe.br -> administrator :: 2020-04-29 13:33:49 :: administrator -> simone :: 2014 2020-07-06 21:17:56 :: simone -> administrator :: 2014 2022-09-14 20:07:34 :: administrator -> simone :: 2014 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | energia renovável módulos fotovoltaicos desenvolvimento sustentável |
Resumo | É de conhecimento geral a necessidade de inserção de novos temas nos materiais didáticos dos ensinos básicos do país. A evolução tecnológica e a utilização por pessoas cada vez mais jovens de produtos que são lançados exige que a base de conhecimento apresentada pelos meios de comunicação e de ensino seja renovada. Uma das várias formas de inserir estes conhecimentos no cotidiano dos jovens é através da divulgação de novas tecnologias, que pode ser realizada tanto por educadores quanto por grupos de pesquisa, ou por ambos em conjunto. Com base nesta necessidade, o presente trabalho objetiva a divulgação da energia fotovoltaica, visto que atualmente, essa energia que é produzida diretamente dos raios solares se mostra a mais vantajosa, mas ainda pouco explorada no Brasil. A partir de pesquisas e discussões realizadas ao longo do desenvolvimento do presente trabalho, foi elaborado um material didático que permite o entendimento de pessoas acima de doze anos a respeito da energia fotovoltaica. Como a divulgação e discussão deste tema é de grande importância para todos os cidadãos, o projeto inicial foi ampliado para ambientes extraescolares. Um primeiro questionário já foi aplicado em um grupo com faixa etária entre 12 e 23 anos. Foi possível verificar o nível de conhecimento dos entrevistados, ainda sem a influência da divulgação proposta no presente trabalho. A parcela de 40% dos entrevistados afirma não saber o que é um átomo, o que é confirmado quando metade destes entrevistados afirma que um átomo é maior que um grão de areia. Observa-se que entre os entrevistados que afirmam saber o que é um átomo, aproximadamente 67% não conhecem sua real definição, pois afirmam que um átomo tem sempre as mesmas características e propriedades. Foi elaborada uma apresentação de slides para melhor conceituar as energias alternativas, a energia fotovoltaica e o efeito fotovoltaico. Outro questionário será aplicado aos jovens antes e após essa apresentação para relatar o quanto foi absorvido por eles durante uma visita prevista ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Deseja-se estender o projeto para diversas unidades escolares, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos jovens e propagar o conceito de energia fotovoltaica. |
Área | FISPLASMA |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAP > Experimentos para a... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2014 > Experimentos para a... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3GTE442 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP5W34M/3GTE442 |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Sousa_experimentos.pdf |
Grupo de Usuários | marcelo.pazos@inpe.br |
Grupo de Leitores | administrator marcelo.pazos@inpe.br simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | iconet.com.br/banon/2006/11.26.21.31 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ET2RFS 8JMKD3MGPDW34P/478H8PH |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22 1 |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 |
|
6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi edition editor format isbn issn label lineage mark nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
|